- Atualização rápida
- Pode ser transformado em site com endereço www.
- É referencia de publicação de conteudo na web
- Blogs corporativos vêm tomando corpo e se desenvolvendo cada vez mais no Brasil.
O que segue abaixo foi extraído em parte destas duas obras, em parte de sites que falam sobre o assunto, entrevistas de profissionais de comunicação e jornalistas e de anos como leitor de blogs e como blogueiro. Arranjei tudo da melhor forma possível. Como o conteúdo acabou ficando um pouco extenso, dividi em partes.
O que é um blog corporativo?
Em linhas gerais, pode-se dizer que o blog corporativo é um poderoso canal para estreitar relações e, principalmente, interagir com o consumidor: explicar como determinado produto ou serviço funciona, receber críticas, elogios e sugestões.
Um blog pode ser isso e muito mais. As marcas mais espertas têm usado blogs para criar relacionamentos profundos com seus clientes, compartilhando conhecimento e experiências relevantes.
Além disso, como o relacionamento em um blog é baseado na permissão, e não na intromissão, abre-se a possibilidade se travar uma conversa mais informal e menos centrada em vendas – o que gera, por si só, maior confiança e intimidade, e intimidade vende !.
Por que fazer um blog corporativo?
Ter um blog corporativo ajuda na otimização do site nos mecanismos de busca como o Google. Com geração de conteúdo e palavras-chave, isso fará que seu site tenha mais tráfego e poderá ser mais facilmente achado.
A marca tem de estar onde o consumidor está. A população brasileira está usando em peso a Internet. São mais de 60 milhões de internautas, sendo que cerca de 80% usam banda larga. Registre-se ainda o fato de que o brasileiro é o povo que passa mais tempo on line.
Um blog corporativo pode gerar leads e vendas ?
Quem nunca pesquisou sobre produtos e serviços no Google?
Pesquisas indicam que mais de 75% das pessoas pesquisam antes de fazer suas compras.
Um blog bem feito pode ser o empurrãozinho que faltava.
É a oportunidade de divulgar produtos e serviços de um jeito diferente, de forma menos “marqueteira”
É mais é o cliente que vem até o blog, atraido pela qualidade de seu conteúdo.
Possibilidade de interagir com clientes e possíveis clientes e manter um relacionamento aberto e duradouro. Clientes satisfeitos têm o poder de seduzir novos clientes para o seu negócio.
Fator educacional e quase messianico.
Seu negócio tem um produto ou serviço difícil de explicar e de vender?
Nada melhor do que um blog com farto conteúdo técnico. Educar potenciais clientes é um dos grandes benefícios que um blog pode trazer para uma marca.
Ter um blog faz você pensar no seu negócio o tempo todo.
Pense nisso:
Conduzir e atualizar um blog corporativo faz com que os gestores pensem mais no negócio e em desenvolver soluções baseadas nas interações cliente/empresa. O blog é hoje o papo de balcão de antigamente.
É uma ferramenta de recursos humanos.
Ter um blog bacana, atualizado e relevante, também tem função de recursos humanos: atrai e retém talentos, envolve e integra funcionários e pode ser como um belo canal de comunicação interno.
Resultados disso: fruto de investimento em tempo, pessoas, trabalho e planejamento
Mas que fique claro:
Obter resultados com blogs corporativos exige:
Tempo,
Recursos humanos,
Persistência e muito trabalho.
Os blogs requerem atenção contínua e produção constante de conteúdo para poderem virar referência junto aos clientes e possíveis clientes e aos mecanismos de busca. Sem isso, nada feito.
É melhor desistir da idéia e investir em marketing tradicional?
Sua empresa deve ter um planejamento e uma estratégia muito bem definida antes de colocar a coisa em prática. Perguntas que devem ser respondidas: qual o objetivo central? (criar relacionamentos? gerar vendas?), que tipo de assunto vai entrar?, qual a periodicidade?, qual é o público-alvo?, quem vai atualizar?, como vai ser divulgado? etc.
Av. Dr Paulo de Moraes, 1286
Fone (19) 3927-2870